Associação Portuguesa 
de Doentes de Urticária

Quem Somos

Não existem dados específicos de Portugal, mas com base em estudos internacionais estima-se que a urticária crónica afeta até 1% da população a qualquer dado momento, sendo que cerca de 2/3 dos casos são de urticária espontânea. Cerca de 20 % da população sofre pelo menos um episódio de urticária e 0,5 a 1 % sofre de urticária crónica, com uma duração média entre 1 e 5 anos e uma maior incidência em mulheres entre os 20 e os 40 anos.

Apesar destes números em Portugal nunca existiu uma Associação de Doentes ou grupo associativo dedicado a ajudar a responder aos desafios que a Urticária Crónica representa para as pessoas que vivem diretamente com esta doença como para aqueles que indiretamente são afetados pela mesma, familiares, amigos, empregadores, etc.

Foi por esta razão que um grupo de doentes se juntou, e criou um crowdfunding (https://ppl.pt/apdu) que permitiu angariar o financiamento para a criação e constituição da APUrtica – Associação Portuguesa de Doentes de Urticária, uma associação sem fins lucrativos cujo principal objetivo é apoiar e defender os direitos, necessidades e preocupações dos doentes.

A Associação foi criada a 11 de Janeiro de 2021 e teve a primeira Assembleia Geral com sócios fundadores a 2 de Maio de 2021. Atualmente aceitam-se sócios efetivos através do preenchimento de formulário.